O impacto do aumento da taxa Selic no mercado imobiliário.
O COPOM ( Comitê de Política Monetária do Banco Central) - elevou a taxa SELIC para 12,75% ao ano, que é a taxa básica de juros da nossa economia em mais 1 ponto percentual. Esta é a 10ª alta consecutiva da taxa SELIC desde que este recente ciclo de aperto monetário se iniciou em março de 2021.
Sendo o motivo do aumento: Inflação. Desde o começo da pandemia, tivemos muitos impactos e transformações na economia global, assim o mundo vem tendo que conviver com altas nos preços. Os motivos das altas são diversos, como: desabastecimento da cadeia global de suprimentos, alta nas commodities, entre outros fatores, e no Brasil não é diferente.
Somado a isso, o nosso cenário doméstico contribui para que a inflação siga este impulso de alta e tudo isso acaba forçando a nossa autoridade monetária a utilizar um artifício amargo que é a elevação das taxas de juros a fim de conter um maior aumento da inflação.
Mais importante do que somente comentar o aumento das taxas de juros, é necessário abordar os impactos que a inflação vem gerando no setor imobiliário, especialmente na construção civil. Os custos de materiais de construção e insumos básicos da construção civil estão se elevando e pressionando construtores a repassarem os aumentos para os novos imóveis, onde é possível aumentar. A consequência disso é a escassez de imóveis populares, mais acessíveis a uma parcela da população.
Fonte: https://www.portalvgv.com.br/taxa-selic-a-1275-aa-e-o-impacto-no-mercado-imobiliario